quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Especialidade Cultura Fisica


Relacionar dez benefícios de se estar em boa forma física.



1. maior flexibilidade
2 maior força muscular
3 aumenta a oxigenação
4. melhora o raciocínio
5. aumenta a auto-estima
6. diminui o risco de osteoporose principalmente em mulheres depois da menopausa
7.melhora o sono
8.diminui o risco de doenças vasculares
9.maior disposição (mesmo por que há uma maior facilidade de realizar as tarefas do dia a dia pelo própria força muscular e flexibilidade)
10.Diminui o risco de doenças musculares
11.Estética



2. Saber como as seguintes atividades ajudam uma pessoa a alcançar o equilíbrio para o corpo:
a. exercícios
b. alimentação adequada
c. estabilidade emocional
3. Definir os exercícios a seguir:
a. Isométrico – (mesma medida) o músculo contrai sem que haja movimento articular. Ex: empurrar a parede
b. Isotônico - (mesma força) o músculo se contrai usando a mesma força para realizar o movimento. Ex: exercício com peso.
c. Isocinético.(mesmo movimento). O músculo se contrai na mesma intensidade , mesma velocidade. Ex: bicicleta ergométrica
d. Anaeróbio – (Ana =não) – Não usa oxigênio para produção de energia, são exercícios de explosão , como corridas Ex: correr atrás do ônibus, corrida de 100 metros.
e. Aeróbio – Usa oxigênio para produção de energia, são exercícios que exigem uma certa resistência, como maratona , jogos de futebol, vôlei etc...
4. Conhecer o significado dos princípios envolvidos no programa de exercícios a seguir:
a. aquecimento: antes de qualquer exercício deve ser feito o aquecimento, que prepara o músculo para o exercício para que não haja nenhum tipo de lesão. Ex: correr ao redor da quadra, poli chinelo...
b. exercícios aeróbios: Item 3 –e
c. relaxamento: após os exercício deve ser feito um relaxamento, fazendo com que os batimentos e freqüência respiratória volte ao normal e para não haver dor muscular pós exercício, esse relaxamento pode ser uma caminhada mais leve ou o próprio alongamento.
d. exercícios localizados: são exercícios que visam fortalecer um músculo especifico. Ex fortalecimento de bíceps , glúteo, peitoral(musculação)
5. Saber como verificar os batimentos cardíacos em repouso e após a prática de exercícios.

Em academia usamos o frequencimetro, que é como se fosse uma facha com um sensor no meio, ele envia as informações para um ”relógio” onde é mostrada a freqüência.

Mas ela pode ser medida também na artéria radial(no punho do lado do dedão), conta-se 15 segundos no relógio e conta os batimentos durante este tempo, pega o numero de batimentos medidos e multiplica- se por 4, sendo o resultado x batimentos por min. Ex: em 15 seg. contei 17 batimentos ....17 x4 =68 então o resultado é 68 btm/min

O batimento cardíaco Maximo de uma pessoa adulta saudável eh medida através da conta 220-iddx0.6 ex: minha idade é 22 anos 220-22=198 // 198x0.6 = 119

6. Saber determinar o ritmo mínimo de batimentos cardíacos, para obter o melhor efeito no condicionamento aeróbio.

Para se descrever um exercício é feito o teste com esteira, bicicleta ou de caminhada, esses testes são feitos por educadores físicos, ou outro profissional que tenha fisiologia do exercício. Estes testes medem o Maximo que a pessoa consegue chegar em um exercício

Um exemplo de teste é o teste de caminhada de 15 min. Onde a pessoa caminha durante 15 min. dentro destes 15 min é medido PA, freqüência cardíaca, freqüência respiratória, visto escala de borg (escala que mede fadiga) e a distancia percorrida.

Depois do teste se coloca os dados da pessoa avaliada em uma formula. O exercício é prescrito entre 60 a 80 % da freqüência máxima.
7. Usando os quatro passos dados no item 4, fazer um programa de exercícios com regularidade - no mínimo quatro vezes por semana - durante três meses. Manter um quadro com as seguintes informações:
a. tipo de exercícios de aquecimento
b. tipo de exercícios aeróbios
c. durante quanto tempo foram praticados exercícios aeróbios
d. tipos de ginástica localizada


Para cada período de exercícios, manter os batimentos cardíacos mínimos determinados no item 6, durante pelo menos 20 minutos.
ITEM PRATICO... me entregar o quadro com os quatro itens acima na domingo

3 comentários:

Péricles Caio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Péricles Caio disse...

Me ajudou muito principalmente nessa especialidade

Péricles Caio disse...

Me ajudou Muito nessa especialidade :)